04 março 2011

Como é que alguém pode não gostar do Carnaval?

Ok! Sei que é sinónimo de barulho, confusão, gargalhadas de alegria (mas não acredito lá muito…), o que para muita gente causa desagrado (e alguma inveja, diga-se).
Para mim o Carnaval é folia, brincadeira, riso e alegria! Mas espera lá… as máscaras, para que servem? Para esconder…? Acho que pelo contrário, servem para abrir cá para fora tudo aquilo que os outros dias escondemos, por motivos tantos que nem vale a pena dizer quais. De quem? Da sociedade, pronto. Com a sua crueldade, segregação, discriminação, prepotência. Nesses dias desculpa-se tudo.
E os mais belos Carnavais do mundo escondem então, com a beleza das cores, a alegria das músicas e o esplendor dos trajes, toda a violência que se passa agora no Médio Oriente (e no resto do mundo).
Diz-se que a vida são dois dias e o Carnaval são três!...mas passa tão rápido! E depois? Depois até à Páscoa, o pessoal deixa de comer carne, jejua todas as sextas-feiras, só come ao pôr-do-sol, não dança, não ri, entra em depressão. Ele é a Quaresma, ele é o Ramadão, ele é nem sei mais o quê, que na maioria das vezes ninguém sabe o que é, nunca ouviu falar.
Mas uma coisa eu sei... Agora vem aí a PRIMAVERA e passa-me tudo ao lado, que eu nem sou católica (pelo menos praticante), quero lá saber da Quaresma e dos jejuns e das tradições que dantes havia e agora não há, isto devia era entrar tudo na folia e ser CARNAVAL todo o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário